FISCALIZAÇÃO DE VEREADOR PROVOCA MUDANÇAS NO MONITORAMENTO DOMICILIAR DE PACIENTES SUSPEITOS DE COVID
O vereador Sargento Mello Casal levou ao Secretário de Saúde, Rodrigo Almeida, o resultado da pesquisa realizada em 11 postos de saúde do município onde foi verificado que: 1- As informações referentes a pacientes com necessidade de monitoramento pela Atenção Básica que foram atendidos na rede de emergência ou hospitais não estava chegando aos postos. 2- que é necessário rever o quantitativo de profissionais para atender a essa demanda principalmente nas unidades tradicionais, áreas descobertas e postos localizados em áreas rurais que hoje funcionam em meio expediente.
O Secretário reconheceu a falha no fluxo de informações às UBSs e garantiu que estão finalizando os ajustes para que os postos possam monitorar com qualidade e segurança os pacientes diagnosticados no município com síndrome gripal/suspeita de COVID-19 em isolamento. Também informou que está em fase final a contratação de 163 agentes de saúde para atuação nos postos tradicionais e áreas descobertas e há previsão de mais 201 leitos de UTI na rede SUS e particular. Atualmente há 137 leitos de UTI disponíveis.
O vereador sugeriu que a Secretaria realize também um estudo com objetivo de realocar funcionários como enfermeiros e técnicos que hoje estão em cargos administrativos para atendimento na ponta da linha. Na próxima semana o parlamentar continuará a fiscalização em outras unidades de saúde.