Guarda Municipal de JF é habilitada pelo Ministério da Justiça

Município terá condições de pleitear financiamento para projetos na área de segurança.

A Guarda Municipal de Juiz de Fora foi habilitada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública do Governo federal a firmar convênios e receber recursos financeiros da União. Com a habilitação, Juiz de Fora entra para a lista das cidades em condições de pleitear financiamento para projetos na área de segurança e firmar convênios com demais órgãos do setor, inclusive com o próprio Governo federal.

De acordo com a Prefeitura, a avaliação feita pelo Ministério para a concessão do termo de aptidão passa, principalmente, pela total regulamentação jurídica da instituição, tendo diversas etapas de comprovação documental. Soma-se a isso o respaldo de órgãos de controle social, como a preexistência de ouvidoria, corregedoria e Conselho de Segurança no Município.

Em todo o país, apenas 38 cidades conseguiram cumprir as etapas de regularização. A lista fica mais seleta ainda no nível estadual, onde somente quatro guardas mineiras foram consideradas aptas: além de Juiz de Fora, os grupos de Guaxupé, de Lagoa da Prata e de São João Del Rei. Mais de 900 guardas se encontram sob avaliação.

Para a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a habilitação representa o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela pasta. “A conquista evidencia o cumprimento do papel institucional da Guarda quanto aos seus valores e missão estabelecidos. Temos hoje na Sesuc o plano de ação 2019/2020, com metas definidas. Estamos no processo de implementação do Conselho Municipal de Segurança e elaboração do Plano Municipal de Segurança”, destacou o secretário da Sesuc por meio da assessoria da PJF, José Sóter de Figueirôa Neto.

Sgt Mello

Ler Anterior

UPA NORTE

Ler Próximo

Polícia Civil desvenda dois homicídios ocorridos em JF

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Podemos ajudar?
Powered by