Guarda Municipal divulga balanço dos registros da ação “Ronda SUS” em JF
Desde março, agentes fizeram 297 rondas em 18 unidades de saúde da cidade.
No dia 20 de março, a Guarda Municipal iniciou o serviço de rondas preventivas em algumas unidades de saúde da cidade. A iniciativa é parte da estratégia “Ronda SUS”, que tem papel preventivo na manutenção da segurança de profissionais e áreas dedicadas aos serviços da saúde. A ação que passou a funcionar como trabalho de rotina da equipe, contabilizou, até hoje, 297 rondas em 18 unidades.
De acordo com a Guarda Municipal, o projeto vem sendo formatado desde o ano passado, a partir de um plano de ação traçado pela Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania da Prefeitura de Juiz e Fora (Sesuc). Em parceria com a Secretaria de Saúde de Juiz de Fora, foi construído o serviço de rondas em unidades que haviam um histórico de ocorrências nesse setor.
O plano que teve a aprovação pelo Conselho Municipal de Saúde da cidade, se tornou urgente com a pandemia do novo Coronavírus e o aumento da demanda dos serviços de saúde. Em razão deste cenário, a Sesuc estendeu os serviços da Guarda em função dos órgãos de saúde, otimizando o trabalho da equipe para atender esses grupos.
A ação trata de um procedimento padrão da Guarda: a equipe se apresenta ao responsável da unidade de saúde visitada e se disponibiliza para alguma demanda, apresentando também a possibilidade de solicitação de serviço através do telefone 153. Até hoje não houve registros de ocorrências.
De acordo com o Secretário de Segurança Urbana e Cidadania, José Sotter de Figuerôa Netto, a iniciativa é inédita e pode servir de modelo para outros municípios de Minas Gerais. “Este trabalho integrado com a Secretaria de Saúde, tem demonstrado resultados extremamente positivos”, enfatiza. “Estamos avançando nessa perspectiva de dar tranquilidade não só aos profissionais da área, mas também aos que são atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”