Saúde e Segurança
Trocar informações sobre a Polícia Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional. Esse foi o objetivo da reunião promovida pela Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal, presidida pelo vereador Sargento Mello Casal, entre representantes do Departamento de Saúde da Secretaria de Segurança Pública do Estado e da Secretaria de Saúde do Município.
A política consiste em prestar atenção básica em saúde aos detentos dentro das unidades prisionais, minimizando o número de atendimentos que necessitam de escolta e hoje são realizados com grande frequência nos hospitais públicos da cidade. O Governo Federal faz o repasse fundo a fundo para o municio, arcando com 80% do valor referente à manutenção de equipes de saúde dentro das unidades prisionais, e o Estado com 20%.
O município ficou de estudar a viabilidade da proposta. Segundo Sargento Mello Casal atualmente o município JÁ PRESTA ESSE SERVIÇO DE SAÚDE NO HPS E OUTRAS UNIDADES DE SAÚDE SEM RECEBER NENHUM TIPO DE VERBA ADICIONAL POR ESSE SERVIÇO. Isso sem contar o risco de fuga dentro dessas unidades de saúde e até de tentativas de resgate dor detentos por facções criminosas, o que representa risco à segurança dos detentos dos usuários, das equipes de saúde e dos próprios agentes de segurança.
Algumas Imagens: